sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mulheres, política, sociedade....

Hoje apetece-me falar um pouco sobre as mulheres e o papel que elas representam na sociedade.
Que fique bem claro que não sou feminista, e até confesso que me faz muita (mas mesmo muita) confusão a quem o é.
A lei da paridade, que muitos problemas causa em alguns partidos, curiosamente os maiores partidos. Acho que não deveria ser através de uma lei que se regulasse a participação das mulheres na politica, mas sim haver uma consciência dentro dos partidos para que tal aconteça.
Muitas vezes a quem diga que a mulher não tem disponibilidade para a participação na politica, pois esta muito ocupada com os afazeres de casa, filhos e etc. Ideias preconcebidas, e não culpo concretamente o género masculino para que estas ideias ainda circulem. Culpo sim o sistema capitalista, por alienar a sociedade quanto ao papel da mulher.

Ainda ontem lembrei-me de ir ao site da Câmara Municipal do Funchal, e estive a dar uma olhadela pelos presidentes de junta de freguesia do Funchal.
Três coisas a constatar, todos eles homens, e já com uma certa idade, e nenhuma mulher.
Incrível um partido como o PSD não ter no Funchal nenhuma mulher como presidente de junta, claro que não defendo que deve haver uma presidente, só pelo simples facto de ser mulher.
Mas também acho que o PSD tem quadros femininos com capacidade para tal cargo.
Mas curiosamente em outros partidos mais pequenos, vemos mais caras femininas que nos outros partidos, aliás os ditos “maiores partidos” o que aparece são as deputadas da Assembleia Regional.

E por fim, não posso de deixar de referir uma importante medida já prevista na Constituição da República, a da implementação da Educação Sexual nas escolas. Porque se esta lei efectivamente fosse implementada, ajudaria e muito, as milhares de jovens portuguesas serem esclarecidas, tanto as raparigas como também aos rapazes.
Para que não haja mais casos destes http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=127155 .
Ainda sendo um caso extremo, mas continua a existir ignorância.
E falo pelos casos recentes que constatei…

2 comentários:

  1. Existe uma mulher a liderança a JSD! Por isso há mulheres líder no PSD

    ResponderEliminar
  2. A realização plena da DEMOCRACIA só é atingível com a participação das MULHERES em total igualdade, na vida política e cívica.
    O aumento da participação das mulheres na vida política e no exercício de cargos representativos não pode ser alcançado através de mecanismos administrativos e artificiais.
    Embora não esteja satisfeito com o que já foi alcançado, o PCP tem reafirmado o empenho na luta e na justa aspiração das mulheres na também impõe a sua firme determinação no combate a todas as formas de descriminação que as políticas de direita têm vindo a impor às mulheres do nosso país.
    Não esquecer que a "Lei da Paridade" foi um arranjinho entre o PS e o BE.

    Não sou apenas favorável a uma Educação Sexual obrigatória nas escolas, mas também a uma Educação Cívica em todo o período escolar.

    ResponderEliminar