domingo, 8 de março de 2009

Dia da Mulher

Dia da Mulher
Mulheres nas direcções das empresas ainda são menos que a média europeia
O número de mulheres nas direcções das empresas em Portugal continua a ser menor que a média europeia (31,8 por cento em 2007), indicam dados divulgados pelo Eurostat a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje

Segundo os dados divulgados , o número de mulheres que ocupam cargos directivos nas empresas na União Europeia (UE) aumentou, embora esse crescimento seja mais lento: 33 por cento em 2007, 30 por cento em 2001.
Em Portugal, o número de mulheres que ocupam lugares de topo nas empresas é menor que a média europeia: 31,8 por cento em 2007, mais um por cento que em 2001, referem os mesmo dados.
Em declarações à Agência Lusa, a presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Elza Pais, salientou que a «crise económica mundial deve ser aproveitada para diminuir as diferenças» entre os sexos, devendo por isso os Governos ter «em conta a perspectiva de género e apostar fortemente nas mulheres».
«É preciso combater a crise através de medidas que não aumentem a desigualdade. A crise deve ser uma oportunidade para combater o 'fosso' entre homens e mulheres e não para reforçá-lo», disse Elza Pais.
A responsável lembrou que diversos estudos em todo o Mundo demonstram que o «investimento nas mulheres tem um efeito multiplicador efectivo na produtividade, na eficiência e no desenvolvimento económico sustentável».
O reforço da «necessidade de partilha de responsabilidades no que diz respeita aos cuidados da família» entre homens e mulheres é outra questão incontornável para Elza Pais, que lembra que enquanto estes direitos e deveres não forem repartidos o «acesso às oportunidades fica desequilibrado».
Devido a esta falta de partilha, a maioria das mulheres portuguesas - das que mais trabalham na Europa - ainda enfrenta «uma dupla jornada de trabalho, o que aumenta as dificuldades».
«A nível das licenciaturas há mais mulheres e entrarem na faculdade e são também elas que têm mais sucesso. Mas então porque é que não ocupam mais lugares de topo?», questionou.
Segundo os dados do Eurostat, as mulheres consolidaram nos últimos anos a sua maioria entre os estudantes universitários em todos os países da União Europeia, excepto na Alemanha, apresentado Portugal um número muito próximo da média europeia (55,2 por cento).

LUSA/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário